IoT no saneamento é mais uma inovação tecnológica aplicada ao setor, parte do Saneamento 4.0, com o intuito de aprimorar o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.
Durante a primeira revolução industrial, tivemos a mecanização, o poder do vapor e da água para movimentar a indústria. Já na 2.0, falamos da produção em massa e da eletricidade. Enquanto na terceira revolução, onde nós estamos, passamos pelo uso da eletrônica, do sistema de TI e da automação. A revolução 4.0, tem como mote o uso de sistemas cyber físicos.
Para isso, são utilizados recursos tecnológicos como a internet das coisas (IoT), os quais auxiliam na inserção do elemento futuro, possibilitando ter respostas a situações que ainda não vieram a ocorrer, mas iriam se nenhuma ação fosse realizada.
Mais sobre IoT
De acordo com o Gartner, até 2020 os dispositivos conectados em todas as tecnologias atingirão 20,6 bilhões. A tecnologia IoT permite a conexão de dispositivos do nosso dia a dia, como, carros, imóveis, geladeiras, fechaduras, câmeras de segurança e TVs, com a internet.
O termo Internet das coisas visa expressar uma tecnologia artificial quando aplicada às coisas. Alguns exemplos que podemos citar na prática são: Casas inteligentes, wearables, internet industrial e o engajamento energético (smart grid). O futuro da IoT é fascinante, e promete mudanças macro na maneira como vivemos e trabalhamos.
O IoT não se restringe apenas a uma única tecnologia, ele é uma plataforma ou rede tecnológica que combina diversas tecnologias, como a automação, redes de sensores sem fio, GPS, tecnologias de satélite, medidores inteligentes, entre outros.
A importância da tecnologia no saneamento
De acordo com o Gartner, “a Indústria 4.0 propõe uma estrutura de tecnologia e negócios tão ampla que praticamente engloba todas as novas tendências emergentes”, unindo pessoas, negócios e coisas.
Podemos apontar como sendo aplicável ao saneamento algumas novas tecnologias, como: IA (Inteligência artificial) IoT (Internet das coisas), Blockchain, Realidade Virtual (VR), Uso de drones e Realidade Aumentada (AR).
Se você chegou até aqui, provavelmente seja porque está interessado em entender mais sobre IoT para o saneamento. Nesse caso, chegou ao lugar certo. Acompanhe o nosso artigo e saiba mais sobre o assunto!
Como a tecnologia têm auxiliado no saneamento
De acordo com uma pesquisa apresentada pelo G1, em 2015, 36,7% da água potável produzida no país foi perdida durante a distribuição. Já em 2018, o índice atingiu 38,5%.
A tecnologia oferece possibilidades para tratar as questões hídricas, através do acesso seguro a água potável e saneamento, o tratamento de efluentes e qualidade da água, a eficiência no uso da água e estresse hídrico, e os ecossistemas relacionados a água.
O tratamento de água e esgoto é o foca das pesquisas atualmente, e estão cada dia mais eficientes. Uma das frentes de pesquisa visa tornar as estações de tratamento mais otimizadas, por meio de sistemas de controle capazes de promover a auto operação dos processos.
Tendências de IoT no saneamento
Que existe um déficit histórico na universalização dos serviços de saneamento no Brasil, não é novidade para ninguém.
A tecnologia vem sendo aplicada no Brasil com o objetivo de aperfeiçoar diferentes etapas do saneamento básico. O IoT é um parceiro para a gestão dos mananciais, tratamento de água, combate a ligações clandestinas, redução de perdas e aumento de integração com os clientes.
O setor de saneamento já não tem mais o mesmo modelo de antes e as soluções de IoT já fazem parte desta realidade. Em se tratando de IoT no saneamento, a inovação é necessária, e permite o controle da pressão da rede, a redução potencial da perda de água, o monitoramento online identificando o comportamento, apontando indicadores fundamentais para acompanhamento do sistema com mais precisão.
Projetos de IoT no saneamento permitem soluções para os sistemas de distribuição, direcionando a água dinamicamente, de forma mais inteligente, para áreas onde a demanda é maior a qualquer momento. Além de proporcionar o monitoramento de estações de tratamento de resíduos para otimizar o uso de recursos e agendar a manutenção de equipamentos com base em dados históricos.
Tendo uma instrumentação do tratamento automatizada, se torna possível correlacionar parâmetros de entrada, métodos de tratamento e água resultante. Construindo uma base de dados forte e relevante, capaz de indicar os melhores métodos para o tratamento da água. Unindo capacidade de tratamento com economicidade do processo.
É possível melhorar continuamente o entendimento sobre a melhor forma de responder. Com uma segmentação da rede de água, através de medidores com acompanhamento de parâmetros é possível verificar as divergências e possíveis perdas no caminho.
A utilização de medidores inteligentes permite o monitoramento em tempo real do uso da água o que gera uma melhora da comunicação de dados, um faturamento mais preciso, além de um aumento da conscientização sobre os padrões de uso dos consumidores.
Vantagens do IoT no saneamento
A IoT está sendo adaptada mais amplamente para atender as necessidades exclusivas do monitoramento de redes de água. As concessionárias de água do mundo inteiro são afetadas pela “geração de água sem demanda”.
A utilização do IoT no saneamento permite monitorar e realizar a gestão de consumo, o que facilita a identificação de possíveis vazamentos e até evita surpresas. O IoT no saneamento permite a atuação rápida no controle de desperdícios e estimula o uso racional e eficaz da água.
Por meio de uma medição de água mais precisa e em tempo real, se torna possível, identificar o desperdício, projetar o aumento de demanda e ainda planejar melhor a ampliação do fornecimento no futuro.
O IoT no saneamento permite uma atuação mais inteligente e eficaz, gerando melhor planejamento, ganhos de produtividade, redução de manutenções e melhoria da qualidade na execução do serviço com menor custo.
A tecnologia é uma grande aliada
A tecnologia faz parte da nossa vida e tende a fazer muito mais. Cada passo da humanidade em busca d e mais conforto e maior praticidade se alinha com a busca pela sistematização das coisas.
A tecnologia é uma grande aliada, ao adotar as ferramentas corretas e contratar de forma adequada, pode gerar excelentes resultados.
O desenvolvimento constante de novas tecnologias é fundamental para aumentar a eficiência nos serviços de saneamento básico. E o IoT é utilizado para aumentar ainda mais a eficiência no saneamento básico. Gostou deste artigo? Conte para nossos especialista!